Organização é de fato uma coisa que muda a vida da gente. não é mesmo? E se for algo produtivo, melhor ainda! Essa é a proposta do Bullet Journal, te ajudar a ser organizado, da forma mais produtiva que há. O método foi criado por Ryder Carroll e tem como base a ideia de reunir em um só lugar todos os seus afazeres, compromissos e hábitos.
Imagem: WSJ
Nele você personaliza e coloca suas necessidades, podendo ainda criar metas como metas, objetivos, provas e tudo mais. O mais legal é que você pega o ritmo de legendas e cada vez mais escreve somente o necessário e foca no que precisa fazer. Sem contar que não é preciso ficar preso a nenhum tipo de design fixo, você pode ir criando de acordo com suas necessidades.
Algumas dicas podem te ajudar na hora de fazer o seu Bullet Journal:
- Prefira Moleskine de página quadriculada, ele vai te ajudar na orientação da escrita e até mesmo da legenda;
- Escolha analisar as tarefas no final do dia em vez de acumular, assim fica mais fácil ter controle e ainda remanejar a tempo o que não deu pra fazer. Além disso, quando você completa o que determinou fazer naquele dia, tem uma recompensa mental que incentiva a repetir o processo posteriormente, como uma sensação de ser capaz;
- Marque somente o que for necessário e seja realista consigo. Como o criador mesmo diz, “estar ocupado não significa necessariamente estar produzindo”, então divida suas tarefas com a maior consciência do que realmente pode ser feito;
- Sinta-se à vontade para criar páginas e abas que vão lhe ajudar a ser mais organizado. Da mesma forma as legendas! Essas são as mais usadas e que de fato funcionam, mas você pode incluir símbolos que represente algo que lhe ajudará na memorização!
Espero que esse método ajude vocês a serem mais organizados e que de fato faça vocês produtivos! E já sabem, qualquer dúvida, deixe nos comentários.
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