Há um tempo ouço muita gente falando sobre no/low poo e confesso que nunca tentei fazer porque faço parte daquela porção da população que é apegada ao shampoo. Conforme o movimento foi crescendo, vi cada vez mais pessoas adeptas e felizes com os resultados. Então resolvi fazer um guia bem completo do no/low poo pra vocês entenderem como funciona. O que é No/Low poo? Esse termo é em inglês e quer dizer sem/pouco shampoo. Mas isso não significa qualquer shampoo e apenas isso. O que esse tratamento propõe é não usar produtos que possuam Sulfato em sua formulação ~ que é altamente presente em shampoos, sendo responsável inclusive pela produção de espuma.  O Sulfato é utilizado para promover uma limpeza mais profunda nos fios e no couro cabeludo. Só que os pesquisadores do No/Low poo afirmam que essa limpeza vai lém das impurezas e remove também lipídios naturais que protegem […]

" /> No/low poo | guia completo - Bia Jiacomine

OS FILTROS SOLARES QUERIDINHOS DAS SEGUIDORAS

Top 5 Livros de 2018

Resenha Gloss Lip Volume Hialurônico Blant

Espuma de Limpeza Facial Cicatricure

1 peça 5 looks: Chemise

Esponja de silicone para limpar a pele

Minhas novas tatuagens

Resenha Spray Dumb Blonde Bed Head TIGI – toning protection spray

Cupom de desconto Glambox

11abr/16

No/low poo | guia completo

BeautyCabelos

Há um tempo ouço muita gente falando sobre no/low poo e confesso que nunca tentei fazer porque faço parte daquela porção da população que é apegada ao shampoo. Conforme o movimento foi crescendo, vi cada vez mais pessoas adeptas e felizes com os resultados. Então resolvi fazer um guia bem completo do no/low poo pra vocês entenderem como funciona.

 photo NO LOW POO 02_zpsy5uoyaf3.jpg

O que é No/Low poo?

Esse termo é em inglês e quer dizer sem/pouco shampoo. Mas isso não significa qualquer shampoo e apenas isso. O que esse tratamento propõe é não usar produtos que possuam Sulfato em sua formulação ~ que é altamente presente em shampoos, sendo responsável inclusive pela produção de espuma. 

O Sulfato é utilizado para promover uma limpeza mais profunda nos fios e no couro cabeludo. Só que os pesquisadores do No/Low poo afirmam que essa limpeza vai lém das impurezas e remove também lipídios naturais que protegem e deixam os fios sedosos. Portanto, reduzir ou cortar o uso de produtos com essa substância faz com que a limpeza seja menos agressiva, removendo só a sujeira. Com isso, o cabelo fica menos ressecado e não perde a oleosidade natural que é boa.

 photo NO LOW POO_zps3oedqesk.jpg

Quem faz no/low poo também deixa de usar produtos que contenham Petrolato na formulação ~ como parafina, óleo mineral e vaselina ~ porque com o uso constante, os fios ficam pesados e o resultado obtido quando usamos é na verdade falso, pois ele apenas “mascara” a saúde do cabelo. Além disso, eles formam uma película protetora em volta dos fios que  vai se acumulando e pode dificultar posteriormente a absorção de nutrientes. Então, por fora estão brilhosos e macios, mas por dentro estão ainda ressecados e frágeis. É como se fosse uma maquiagem, entende?

 photo NO LOW POO 01_zps4la5nbj0.jpg

Qual a diferença?

Para os optantes do No poo, a ideia é abrir mão de todo e qualquer shampoo, até mesmo os que não possuem Sulfato na composição. Isso inclui também os demais produtos capilares que contenham essa substância e derivados de petróleo, uma vez que eles só saem com shampoo, são insolúveis em água pura. A limpeza aqui é feita com condicionadores que não possuam silicone em sua formulação.

Os que preferem o Low poo usam somente os shampoos livres de Sulfato e que fazem uma limpeza mais leve. Sendo assim, podem usar caso queiram algum produto que contenha certa quantidade de petrolato na formulação. Todos os produtos específicos pro No poo também servem pro Low poo, mas o inverso não dá certo porque podem conter silicone na formulação.

Como fazer?

A ideia é que você evite ao máximo utilizar produtos de qualquer etapa ~ lavagem, condicionamento, hidratação e finalização ~ mas principalmente na lavagem que contenha Sulfato em sua composição. Muitas pessoas conseguem abolir de vez o uso do shampoo (No poo), outras sentem melhoras apenas com a redução (Low poo).

O indicado é que você comece aos poucos, testando o que melhor se adapta ao seu cabelo e suas necessidades. Você pode ver o que tem em casa que é liberado e usá-los enquanto vai comprando outros produtos que possam substituir os que usava, mas que agora não são mais permitidos. É importante também limpar os acessórios que costumava utilizar como escovas, pentes e pregadores porque podem conter resíduos de Petrolato e Silicone, dificultando o seu processo de limpeza.

Pra começar, primeiro lave seu cabelo com shampoo que contenha Sulfato para garantir que está tirando todo e qualquer resíduo de produtos insulúveis em água somente, como os silicones. essa é a última vez que você vai usar esse tipo de shampoo. É importante também que ele não contenha petrolato, óleo mineral, parafinas, vaselina, dodecano e alcanos. De agora em diante, seus fios estão prontos para começar uma nova rotina de limpeza e hidratação, seja sem shampoo ou com pouco, desde que não contenham essas substâncias.

Mas é sempre bom saber…

Por se tratar de um processo de troca bastante impactante, algumas pessoas sentem dificuldades no início e outras simplesmente não se adaptam. Inicialmente, por cortar os produtos parafinados que “mascaram” a saúde dos fios, pode ser que  o cabelo aparente estar mais ressecado, mas a verdade é que você está vendo como seu cabelo realmente é sem aquela maquiagem feita pelos produtos siliconados. Com a continuidade do programa, a tendência é mais saúde e maciez para os fios.

Algumas meninas dizem sentir coceira e ligeira irritação, mas são casos isolados e que param com o tempo. Outras que possuem cabelos muito oleosos dizem não conseguirem abolir totalmente o uso do shampoo e intercalam o processo de Low poo com o uso de shampoo com sulfato, para equilibrar.

A ideia é ir aos poucos, reduzindo o uso até parar e ver se você se adapta. Além disso, é importante ver se isso realmente está fazendo diferença na saúde dos seus fios e, caso seja positivo, se dedicar para cuidar e seguir direitinho o programa. Existem grupos no Facebook como esse por exemplo que ajudam bastante na hora de saber o que pode ou não usar. Sempre tem interação bacana por lá!

No próximo post eu vou falar dos produtos liberados para o uso em cada etapa de cuidado, para as duas escolhas, No e Low poo e ainda sobre co-wash. Pra fazer esse post, algumas pessoas lindas me ajudaram explicando direitinho como funcionava e me dando dicas de onde encontrar informações. Obrigada todas as meninas envolvidas! Se você tem alguma dúvida, deixa aqui nos comentários! =]

Tags:

Veja também esses posts relacionados:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Thalita
    16 abr 2016

    Oi Bia! Adorei o post! Já tem um tempo que venho pesquisando sobre isso, tô pensando em começar a fazer Low Poo . Eu encontrei um aplicativo muito legal para No Poo e Low Poo, chama Manual No/Low Poo, ele ajuda bastante se você estiver na rua e quer saber se algum produto é liberado ou não sem precisar guardar este monte de nome esquisito. hehehe

    Beijos 🙂